Astromélias: Flores lindas e delicadas que vão trazer mais alegria para sua vida
Conhecidas pela sua delicadeza e beleza únicas, as astromélias conquistaram o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo. Muito parecidas com os lírios - sendo até confundidas com estes em alguns lugares - essas flores para presente conquistaram espaço na decoração de diversos ambientes, como quintais e jardins, cerimônias de casamento, festas de formatura, eventos corporativos, etc.
Por possuir características marcantes, a astromélia flor chama a atenção de qualquer um à primeira vista, exigindo um olhar mais próximo e atento para identificar seus detalhes mais ocultos e misteriosos.
A seguir, vamos conhecer um pouco sobre a histórias dessas flores, seus significados, características, além de dicas de lugares para decorar com astromélias e cuidados necessários para mantê-las sempre radiantes e exuberantes. Continue acompanhando!
História das astromélias
A origem das astromélias está associada a Claus Von Astroemer, botânico sueco que viveu entre os anos de 1736 e 1796. Responsável diretamente pela disseminação da flor na América Latina, Astroemer trouxe consigo, em 1753, algumas sementes colhidas da Espanha, sua cidade natal.
Sua rápida adaptação às condições climáticas de países da América Latina, como Brasil, Chile e Peru fez com que a flor alstroemeria florecesse a ponto de ganhar espaço em diversas culturas e povos.
Significado e principais características
Um dos significados mais comuns associados às astromélias está ligado a amizade eterna e felicidade plena, sem limites. Quando acompanhada por presentes criativos, a flor astromélia proporciona uma significativa mudança na atmosfera de qualquer ambiente, preenchendo-o de alegria e energia, seja dentro de um vaso decorativo ou na forma de um arranjo de flores para mesa de centro da sala de estar.
Em relação ao seu formato, as flores astromélias possuem raízes grossas, geralmente repletas de fibras. Seus ramos podem medir de 20 a 45 cm de altura, posicionando-a ao lado de outras flores. Bastante semelhante às flores dos lírios, as flores da alstroeméria podem variar bastante nas tonalidades, indo desde um branco puro até um amarelo intenso.
Como decorar com alstroemérias
Quando o assunto é decoração de ambientes, a astromélia se sobressai, revelando todo o seu potencial. Ao ser usada na revitalização de espaços de salas, cozinhas, quartos e áreas externas, a flor consegue preenchê-los de alegria e energia por conta de suas cores sempre fortes e vivas.
Caso estejam embrulhadas em um lindo arranjo de astromélia para presente, procure por um jarra de vidro para depositar os ramos a fim de mantê-los preservados por mais tempo.
Seja no formato de um buquê de flores para casamento para uma amiga que está prestes a trocar anéis, as astromélias se tornam presentes criativos surpreendentes, impossíveis de resistir. Agora se o objetivo for decorar a cerimônia de matrimônio, pequenos ramos de alstroemeria branca distribuídos pelas mesas dos convidados e nos parepeitos das janelas podem dar o clima certo que a celebração quer passar.
Dicas para manter as alstroemérias sempre saudáveis
Por ser extremamente delicada, o cultivo da astromélia costuma exigir muitos cuidados a fim de manter a flor sempre radiante e viva. Climas frios e secos, por exemplo, devem ser evitados a todo custo, enquanto solos úmidos e férteis se mostram mais convidativos para o seu plantio.
Durante o verão, por exemplo, é recomendado regar as astromélias (plantadas em vasos ou no jardim) com uma pequena quantidade de água todos os dias para manter suas raízes hidratadas.
Com a chegada do frio, procure colocar a flor dentro de casa, deixando-a próxima de janelas para que ela receba um pouco de sol (de preferência aquele das primeiras e últimas horas do dia).