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Presente de desculpas

Todas as empresas estão suscetíveis a cometer falhas. No entanto, é importante estarmos atentos para que isso não se repita. Mas como nada é inevitável, quando isso acontece, como se retratar? Fique tranquilo, enviar um presente de desculpas pode ser a forma certa de contornar essa situação!

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Manter um bom relacionamento com seus clientes, colaboradores e parceiros é fundamental para o sucesso da sua empresa. Para que isso aconteça, o atendimento que essas pessoas recebem é de extrema importância. O envio de lembrança e pedidos de desculpas empresarial é algo que todas as empresas estão sujeitas.

 

Quando tratamos de relacionamento com clientes, existem algumas ações que podem evitar que erros internos aconteçam. O follow up, por exemplo, é uma dessas práticas: nada mais é que o acompanhamento de todo o caminho do cliente dentro da empresa depois que ele passa pelo primeiro atendimento. Assim, é possível ver de perto o relacionamento com ele e se certificar da sua satisfação com o atendimento, bem como os serviços prestados. Além disso, manter um histórico dos clientes e fazer pesquisas pós-compras também ajudam a saber se o cliente ficou contente com o serviço ou produto adquirido na sua empresa. Caso não tenha ficado, é importante entender a situação, e enviar um presente para pedir desculpas.

 

Por que enviar um presente para pedir desculpas

Quando a empresa erra, seja qual for o aspecto, o envio de uma lembrancinha ao cliente e um pedido de desculpa ajuda a mudar sua visão, transformando o problema em uma chance de demonstrar o quanto a empresa se importa singularmente com a relação com cada cliente. Um cliente satisfeito é peça essencial na solidez de uma marca. Quando a experiência de compra é boa e o produto ou serviço tem qualidade, certamente o cliente voltará a comprar e irá indicar a sua marca para outras pessoas. Quando isso não ocorre, a falta de retratação por parte da empresa, como se desculpar com o cliente e enviando uma lembrança, por exemplo, pode manchar a imagem da marca.

Além dos clientes, um presente de pedido de desculpas pode ser enviado a colaboradores e parceiros. Caso alguma negociação de parceria não tenha saído como o esperado por conta de uma falha ou a empresa tenha cometido algum erro grave com um colaborador, não hesite em enviar o presente de desculpas.

 

As melhores opções de presente de pedido de desculpas

Entre as opções, existe uma grande gama de possibilidades. Você pode, junto com a nossa curadoria, desenvolver presentes padrões para serem enviados quando situações como essas acontecerem. Outra possibilidade é desenvolver presentes para pedir desculpas que sejam personalizados, de acordo com quem for receber ou com a situação.

Seja qual for a sua escolha, o mais importante sempre será assumir o erro e buscar o melhor caminho para manter uma boa relação entre ambas as partes. Muitas vezes a preocupação que a empresa demonstra em se corrigir é tão importante quanto o serviço prestado!

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